A adesão aos critérios da ESG, tornou-se uma prática cada vez mais comum entre empresas que buscam atrair novos clientes e investidores.
A ESG, também conhecida como Environmental, Social and Governance, trata-se de um conjunto de critérios que visam avaliar e medir o desempenho de empresas em questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

A adesão aos critérios da ESG tem se tornando cada vez mais comum entre empresas que almejam o seu crescimento, pois são capazes de influenciar diretamente na imagem da empresa tanto para clientes quanto investidores.
Se você, empresário(a), que ainda não implementou as práticas da ESG no dia a dia do seu negócio, aproveite para conhecer melhor esse conceito de sustentabilidade empresarial.
Aproveite a leitura!
Quais são os princípios da ESG?
Como dito anteriormente, a ESG (Environmental, Social, Governance) baseia-se em três principais pilares, são eles:
- Ambiental (Environment)
Refere-se às práticas da empresa voltadas ao meio ambiente, como o comprometimento com a redução de desperdícios, emissão de gás carbono, reutilização de materiais e insumos, etc.
- Social (social)
Compromisso da companhia em prol de ações benéficas à comunidade local, como a erradicação de assédios, dicriminação, diferença salarial entre gêneros, etc.
- Governança (Governance)
Está relacionada às políticas, estratégias, processos de administração das empresas e/ou entidades, como a criação de canais de denúncias, prestações de contas e serviços, etc.
Vantagens das práticas de ESG para empresas
Muitos clientes ainda têm dúvidas se realmente é benéfico ou não aderir às práticas ESG e, para responder essa questão, reunimos as principais vantagens que as medidas de sustentabilidade oferecem às empresas. Confira:
- Redução dos custos;
- Melhora na reputação da empresa;
- Aumento no índice de clientes fidelizados;
- Maior segurança aos investidores;
- Linha de créditos especiais;
- Sustentabilidade e transparência;
- Maior competitividade no mercado;
- Ajuda a mitigar riscos futuros.
ESG para empresas: como implementar? (práticas ambientais)
Consideradas muito mais do que apenas “boas práticas”, a ESG são, na verdade, métricas e indicadores que influenciam diretamente nos resultados de um empreendimento.
Para que uma empresa se torne adepta a ESG, é preciso implementar ou melhorar suas práticas de sustentabilidade, social e governança. Para isso, confira a seguir, algumas das práticas ambientalmente sustentáveis que uma companhia pode colocar em prática no seu dia a dia:
- Redução de gases poluentes
Os gases poluentes, em sua maioria, são produzidos pela queima de energias não renováveis e poluidoras, como o petróleo, carvão e o gás natural.
Para reverter tal cenário, o mais indicado é a adoção de energias renováveis, estas que não se esgotam ou causam danos ao meio ambiente, como a eólica, solar e biomassa.
- Descarte correto dos resíduos
Além de evitar a contaminação do solo, água e ar, o descarte correto dos resíduos permite que muitos materiais, como o plástico, possam ser reaproveitados e transformados em novos produtos.
- Boas práticas com embalagens
Assim como outros tipos de produtos, as embalagens, em especial as confeccionadas em plástico, ainda são constantemente utilizadas de maneira incorreta por empresas e-commerces.
Além de prejudicial ao solo, o descarte incorreto das embalagens plásticas pode implicar na integridade da fauna local, resultando em uma série de mortes todos os anos.
Para reverter tal situação, e evitar possíveis complicações, o mais indicado é substituir as embalagens comuns por modelos recicláveis e sustentáveis, como os comercializados pela IVC Embalagens.
Na IVC Embalagens você encontra a mais completa variedade de embalagens plásticas para o armazenamento de alimentos, eletrônicos, resíduos orgânicos, roupas, etc.
Visite o site da IVC Embalagens e conheça todos os produtos disponíveis.

Torne as práticas de ESG uma realidade no seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!
Confira outros artigos no blog da IVC Embalagens: